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Sou Professora Pós Graduada em Educaçao Especial, casada,três filhos,cinco netos(Maria Fernanda, Nyara, Carlos Eduardo, Maria Eduarda e Naara) que são meus xodós.A minha família é meu bem maior. Trabalhar com a Educação Especial é uma benção em minha vida.

sábado, 5 de dezembro de 2009

artigo - Tecnologia Assistiva

TECNOLOGIA ASSISTIVA
Teófilo Alves Galvão Filho*
(publicado na "REVISTA AREDE - Tecnologia para Inclusão Social". São Paulo: Momento
Editorial, nº 53, novembro/2009)
www.arede.inf.br/inclusao/edicoes-anteriores/152-edicao-no53-novembro-2009/2445-tecnologia-assistiva
São evidentes as transformações que vêm ocorrendo na sociedade
contemporânea, decorrentes tanto dos acelerados avanços das tecnologias,
como também da expansão de uma nova cosmovisão inclusiva, que aponta
para a valorização da diversidade humana e para a superação de todos os
mecanismos de exclusão social. Pessoalmente, pude obter um bom retrato
dessas mudanças e avanços, pela alta qualidade de diferentes projetos
desenvolvidos no país, os quais conheci como jurado do Prêmio ARede.
Nesse mundo mergulhado em profundas e aceleradas transformações, a
chamada Tecnologia Assistiva emerge como uma área do conhecimento e de
pesquisa que tem se revelado como um importante horizonte de novas
possibilidades para autonomia e inclusão social da pessoa com deficiência. No
Brasil, 14,5% da população são pessoas com deficiência – cerca de 27 milhões
de brasileiros, segundo o IBGE. A Tecnologia Assistiva, entendida como
qualquer recurso, produto ou serviço que favoreça a autonomia, a atividade e a
participação da pessoa com deficiência, encontra um forte aliado nas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Hoje, por meio delas,
pessoas até com graves comprometimentos começam a poder realizar
atividades ou desempenhar tarefas que, até bem recentemente, lhes eram
inalcançáveis.
Controlar o computador por meio de sopros ou mesmo com o movimento
voluntário de apenas um músculo do corpo já é uma possibilidade real para
essas pessoas. E uma possibilidade frequentemente bem mais acessível e
barata do que se imagina. As pesquisas, embora ainda sejam poucas nessa
área, têm surpreendido a cada dia com novas descobertas, novos dispositivos,
novos programas de software, que abrem amplos horizontes para as pessoas
com deficiência.
Por isso, o acesso dessas pessoas a recursos tecnológicos, ao computador e à
internet cada vez mais deve deixar de ser percebido como algo apenas
opcional ou secundário. Trata-se de um direito fundamental para o exercício
pleno da cidadania e para o acesso a outros direitos básicos como aprender,
comunicar-se, trabalhar, divertir-se etc.
Entretanto, a Tecnologia Assistiva ainda é bastante desconhecida, tanto da
população em geral como dos centros de pesquisa, e, por isso, está quase
ausente nas políticas públicas. Embora já comecem a surgir programas oficiais
de fomento à pesquisa e desenvolvimento nessa área, são ainda em número
muito reduzido, em relação às necessidades e demandas.
A ignorância alimenta preconceitos. No exato momento em que escrevo este
artigo, o estudante Guilherme Finotti, 17 anos, com graves sequelas de
paralisia cerebral, que o impedem de falar, andar ou se movimentar de forma
coordenada e que, no entanto, pôde cursar com sucesso todos os seus
estudos em escola regular por meio de um computador adaptado, é impedido
de realizar o exame do ENEM, porque não lhe permitem utilizar esses recursos
tecnológicos para fazer a prova...
Esse exemplo concreto dá uma idéia do longo caminho ainda a ser percorrido
para o desenvolvimento e difusão dessa área tão promissora para a autonomia
da pessoa com deficiência e para a construção de uma sociedade mais justa e
inclusiva.
* Mestre e Doutor em Educação, Teófilo Galvão Filho é pesquisador em
Tecnologia Assistiva para inclusão educacional de alunos com deficiência
(www.galvaofilho.net).

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